50 Sombras de Grey

16:27 Unknown 21 Comments


Porno para mamãs? Porque? Porque é um história de amor com montes de sexo há mistura? Porque é contado pelo ponto de vista de uma mulher?
Com orgulho vos conto que estou quase a meio do terceiro e último livro. É verdade que a febre do 50 Sombras já passou, e devo confessar que quando os livros saíram não me despertaram qualquer tipo de atenção, diziam que era um livro erótico e montes de outras coisas, mas por alguma razão nunca me senti tentada a lê-lo, o filme saiu e não o fui ver. Mas chegou o dia em que decidi ler as primeiras folhas, estou eu então sentada na fnac a ler o primeiro livro e apercebo-me que me encontro presa por ele.
Porque o sexo continua a ser um grande tabu na nossa sociedade, este livro foi tao reprovado por tantas pessoas, e o filme entristeceu certas pessoas que queriam ver mais do que o filme mostrou.
O livro não tem a intenção de por as pessoas excitadas, quem quer isso tem sites onde pode ir e vídeos que pode ver. Mas sim relatar um problema que muita gente ignora, o sadomasoquismo.
ATENÇÃO, pessoas que não tenham lido os livros e que tenham intensão de o fazer e que não queiram saber pormenores sobre a história provavelmente não devem ler o que se segue.
Christian Grey foi um menino que sofreu muito, e passados difíceis refletem-se em futuros sombrios. Se foi salvo? Sim, teve uma família que o adotou e amou, mas as feridas do passado não saram assim, e quando a adolescência também não é vivida em pleno, os terrores do passado voltam a assombrar. Christian conseguiu ser bem sucedido na vida, mas a que custo?
Ele leva uma vida que poucos conhecem, e Anastasia Steele foi apanhada no mundo de Grey, mas não sabe ela no que se está a meter. O amor existe entre os dois, mas Christian não conhece o amor, não conhece nada que não seja negócios, e sexo puro e duro com tudo a que tem direito. Sem qualquer tipo de experiencia para poder comparar, Anastasia deixa-se levar pelo homem que a seduz e que produz fogo dentro dela, nunca se tinha sentido assim e está a gostar.
O milionário devido a todas as exigências da vida tem uma personalidade que se pode dizer única, o controlo é a sua arma de defesa e o seu modo de vida é dominar. Dominar tudo, todos. Mas da mesma maneira que ele muda Anastasia fazendo-a pensar e aceitar coisas que ela nem sabia que existiam, ela vai fazer o mesmo sem que ele se aperceba. Um contrato ... um dominador ... uma submissa ... dor ... amor ... espancamentos ... sexo.
O primeiro livro é sem dúvida à volta do sadomasoquismo e do sexo bruto, mostra como o lindo menino assustado de olhos cinzentos ficou lixado em 50 sombras, mostra que é possível existir coisas completamente diferentes. “I don't make love, I fuck...hard.”
Mas a vida de Christian leva Anastasia ao limite, ela sabe que o ama... muito! Mas ela sofre e não pode continuar assim, por isso é altura de dizer adeus e ela assim o faz... adeus Christian.
Lágrimas, saudade, amor, carinho, experiencias, sombras, ele, ela... os momentos mais infelizes de Anastasia ... e de Grey. Talvez este adeus tenha sido necessário. Talvez ele não se tivesse apercebido do que sentia se não fosse pelo adeus, Christian sofreu, relembrou os seus piores momentos passou por aquilo que pensava que nunca poderia sentir, foi ao inferno e voltou, mas voltou para a trazer de volta para si. Ele abandona tudo o que sabe para a trazer de volta para o seu pequeno mundo onde ninguém consegue entrar e se isso não é amor, eu não sei o que é. Baunilha diz ele, e depois da tempestade veio a bonança. Tanto ele como ela se apercebem, há amor verdadeiro ali, e ele não permitirá que ela parta novamente. O toque... vai acontecer, ela vai curá-lo, ela vai beijar aqueles pelos do peito que fazem cócegas, aquelas cicatrizes de queimadura bem no meio do peito musculado, ele vai chegar ao ponto do desespero e do medo de a perder novamente, e aí ele vai ao fundo e vai-lhe pedir para estar ao lado dele para o resto da vida completamente ajoelhado no chão sem mais vontade de subir e ela vai ajoelhar-se à sua frente e vai ajudá-lo a levantar-se do medo, das sombras, e vai dizer que sim.
Ainda mais vai acontecer, mais coisas virão, Anastasia vai sentir na pele o medo de o ver morrer. Mas isso eu conto-vos quando acabar o último livro. Quando a história de amor entre um homem completamente arrebatado e de uma mulher que o vai amar com todas as suas sombras acabar de contar o que tem para contar. 

21 comentários:

  1. Eu não li o primeiro livro, mas vi o filme no cinema e apesar de faltar um ano para ser maior e idade fui ver com a minha irmã e adorei o filme faltavam muitas coisas eu sei, mas nesse mesmo dia cheguei a casa e comecei a ler o segundo e ao fim de 3 semanas acabei de o ler e hoje já vou na página 288 do terceiro e ultimo livro, não sou pessoa de ler muito mas alguns livros me destacam e posso simplesmente dizer que ao lermos os livros já estamos a imaginar o filme,mal posso esperar pelo segundo. Bem ouvi também dizer quais eram as 10 razoes para ver o filme e a minha irmã mais velha me diz 10 vezes : O GAJO È BOM! O GAJO È BOM! ECT...
    beijnhos ( o comentario foi editado e eliminado xd)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :) se leste o segundo livro deves ter sentido o aperto no coração quando o Christian caiu de joelhos em modo submisso só para ela não sair da sua vida e o gesto dela foi simplesmente de partir o coração, ela não quer estar acima dele, por isso ajoelha-se e assim estão na mesma posição. Esse foi um dos momentos que mais me marcou. Há sem dúvida alguma coisa ali de muito bom.
      Claro que a produção do filme não ia contratar um gajo feio, já que os livros fazem jus à beleza de Christian, mas essa não haveria de ser uma das razões para eu ir ver o filme ehehe Gosto mesmo muito da história e gostava que as pessoas lessem antes de criticar. Mas se não leste o primeiro não sabes o que perdeste :)
      Beijinhos!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Entendo, eu não vi o filme ainda, no fundo tenho medo de me desiludir porque já estou no final do 3º livro. Mas acho que o filme não correspondeu às espectativas da maioria das pessoas

      Eliminar
  3. Eu antes de ver o filme, fiz questão de ler o primeiro livro.
    Não o achei nada de jeito e, quando saiu, também não tive interesse nenhum em ler-lo.
    Estou a terminar o 3 livro e no 2 e 3 livro, parece que a mulher fez um curso intensivo de como escrever.
    A história passou a ser super interessante e eu estou a adorar!
    Concordo contigo, o sexo ainda é um grande tabu apesar de ser uma coisa que a sociedade faz regularmente, quase como comer...

    http://filipaalexandrablog.blogspot.pt/

    Beijoca fofa ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião o que a autora quis fazer no primeiro livro é mostrar às pessoas o sadomasoquismo, porque é no segundo livro que começa a história mesmo a sério, mas se o início não tivesse sido tão chocante e não tivéssemos visto até que modo é que ele estava lixado, talvez a mudança que houve não fosse tão notada. Foi importante ver que ele estava no fundo e conseguiu subir.
      Isso é muito verdade, toda a gente faz mas ninguém fala sobre isso, é tão parvo!
      Beijinhos grandes e obrigada pelo comentário! :D

      Eliminar
  4. Olá.
    Eu vi o filme! O meu primeiro contacto foi: Ok! Isto é demais.. ahahha
    passado 2 dias a curiusidade por saber realmente o que se passou levou-me a ler o primeiro livro.
    Começei a entender o filme e a aceita-lo melhor.
    Ao fim de menos de um mês já tinha lido a obra toda.
    E digo adoro, amo completamente apaixonada pela Saga. Não podemos ter tabu em relação de certas partes do filme. Elas existem mas os livros trazem algo mais, muito mais cativante, completamente apaixonante!
    Comecei a pesquisar no youtube sobre entrevistas sobre o filme com os actores, e toda a equipa de produção do filme.
    Vi até a ridicularizarem a autora dos livros.. bem lá por não ser o ideal de mulher para muitos não deixa de ser mulher, de ter sentimentos, sonhos e atitudes!

    resumo feito da minha perspectiva! Pondo a parte isto! Adorei o teu POST!

    https://www.facebook.com/ProgDesign.PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que querida! Muito obrigada, é muito importante para mim!
      Acima de tudo é importante que as pessoas percebam exatamente o que disseste, há coisas que têm de deixar de ser tabus!
      Há tanta coisa neste mundo que nós não conhecemos mas que para outras pessoas são basicamente o mundo delas completo.
      Se não nos apercebermos que precisamos de mudar, então os anos passam por nós e não aprendemos nada!

      Obrigada pelo teu comentário, adoro saber a perspetiva dos meus leitores!
      Sê bem vinda e beijinhos!!!

      Eliminar